Trabalho com escolas
Desde sua fundação em 2013 a Cia. Apocalíptica desenvolve trabalhos intimamente ligados a preceitos pedagógicos utilizando nossa arte como dispositivo de auxilio na construção dos saberes empíricos das crianças. Nosso diretor é discente em Pedagogia pela Unesp – Rio Preto e uma de nossas atrizes é Psicopedagoga, juntos constroem os planos pedagógicos dos nossos projetos, além disso 60% do nosso elenco realiza trabalhos de arte-educação.
Entendemos nossa arte como uma ferramenta da Educação Não Formal e nesse sentido baseamos nossas pesquisas pedagógicas em Lev S. Vygotsky e Paulo Freire os quais consideramos complementares, principalmente no que tange a valorização do conhecimento cotidiano e a conscientização.
Todos os nossos projetos (infantis e adultos) possuem uma grande integração com a educação, no entanto dois deles são arte-educativos, ou seja, utilizam-se da arte para ensinamentos de conceitos escolares, são seles: “Cuidado com a Cuca” e “Payá”. Enquanto o primeiro utiliza personagens folclóricos para ensinar para as crianças sobre cuidados com a saúde bucal e como obter uma boa alimentação, além da preservação do meio ambiente, o segundo simula uma aventura dentro de um jogo de videogame que se passa numa floresta para tratar de Bullying e Cyber Bullying.
Consideramos importante as escolas levarem suas crianças ao teatro, pois assim estas criam hábitos culturais desde pequenas, além das casas de apresentação possuírem regras de etiquetas próprias e também potencializarem as obras, no entanto, diferente de outras companhias consideramos fundamental a inserção de obras artísticas dentro do espaço escolar a fim de mostrarmos para os estudantes que a arte pode acontecer em espaços distintos e assim se tornar acessível a todos, por essa razão realizamos nossas apresentações em teatro e também nos adaptamos as realidades de cada escola, ficando essa escolha a critério das mesmas.
Por fim vale ressaltar que realizamos trabalhos com grandes redes escolares e de livrarias, mas também com pequenas instituições de ensino, públicas e particulares sendo totalmente adaptáveis as questões estruturais e orçamentárias. O mais importante é estarmos juntos! Muito Obrigado e até a próxima!
As apresentações acontecem somente nos teatros ou nas escolas também?
As apresentações acontecem no ambiente de preferencia da escola. Achamos importantes ambas interações, pois se a criança vai ao teatro se familiariza com o ambiente e regras das casas de espetáculos e se nós vamos a escola elas percebem que a arte de modo geral não está restrita a locais específicos e pode acontecer em diversos ambientes, além de não ter o incoveniente do translado e dos alunos terem que ficar muito tempo fora da sala de aula.
Quem marca a data das apresentações?
Se for no teatro precisamos seguir as datas que eles tem pautas disponíveis, mas se for na escola ela mesma marca de acordo com seu próprio cronograma.
Quais são as responsabilidades da escola? E as da Companhia?
Caso a escola feche com a gente ela só ficará responsável em arrecadar o valor do ingresso com os alunos e de organizar o traslado caso a apresentação sejá no teatro. A Cia. Apocalíptica fica responsável por toda a logistica, equipamentos e documentação (caso a apresentação seja num teatro) facilitanto ao máximo a organização para as escolas.
É possível ter um espetáculo inédito, feito para a escola?
Sim! O espetáculo Payá por exemplo foi feito assim, nós fazemos o projeto de acordo com a necessidade da escola e posteriormente ele entra em nosso repertório. Vá em contato, nos digam o que gostariam de fazer e nós fazemos uma proposta em até 3 dias.
A Cia. Apocalíptica só se apresenta em São José do Rio Preto e região?
Não, nos apresentamos em qualquer cidade brasileira ou de outros países.