Festival

FestFIM

Logo na entrada da década de 20 deste século, o mundo se viu em um estado de vigilância constante, devido à iminência do “fim do mundo”. Em janeiro, a ameaça de uma “3ª Guerra Mundial”, com intensificação da disputa EUA X Irã. Em fevereiro, a polarização e o tensionamento da política brasileira chegam praticamente em seu limite, sem contar as nuvens de gafanhotos, ciclones no Rio Grande do Sul e uma Guerra Fria 2.0 entre E.U.A e China.

Para além de tudo isso em março, a constatação da pandemia de Covid-19 foi o ponto de inflexão no modo de vida de cerca de 8 bilhões de pessoas, decretando, portanto, o fim do mundo como o conhecemos.

Nessa nova conjuntura, só o que é essencial pode funcionar e, por incrível que pareça, a arte, como um todo, foi proibida de se manifestar presencialmente e a nós, artistas, foi reservado o “beco do online”, daquilo que não é tangível; o mesmo beco escuro utilizado para a disseminação de ódio e desinformação.

Mas, se é esse o único local que nos é permitido, é esse o local que iremos transformar e pra isso criamos o 1º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo!

PDF - 53mb

Baixe o guia do Festival

Sobre o Festival

Com o propósito de fomentar a produção artística de São José do Rio Preto em tempos de pandemia, a Cia. Apocalíptica realiza, de 19 a 23 de agosto, o 1º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo.

O FestFIM é um festival de artes integradas, não-competitivo e totalmente online sendo uma realização da Cia. Apocalíptica, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, por meio do Programa Cultura para Todos/Prêmio Nelson Seixas.

Serão 46 atividades entre Formativas, Lives, Gravações e Estreias abranjendo diversos segmentos artísticos como: Teatro, Dança, Música, Cinema, Performance, Contação de Histórias, Literatura, Pintura, Video Clipe, Bordado e Graffiti.

Onde Posso Assistir?

O FestFIM é um festival 100% online e as transmissões das atividades serão nas redes sociais da Cia. Apocalíptica (Facebook, YouTube e Instagram), por isso é impressindível que você curta/se inscreva/siga/compartilhe nossas redes.

Toda a programação também estará disponível aqui no site a partir de Setembro/2020 então se por acaso você tenha perdido alguma apresentação poderá conferir tudo aqui mesmo na nossa plataforma.

A divugação geral do FestFIM acontece no instagram então segue a gente lá!!

Instagram

Festival da íntegra

Apresentações gravadas

Apresentações em Lives

Debates e Conversas

Atividades Formativas

Atividades Formativas

A fim de incentivar a troca de experiencias e a formação contínua dos artístas rio-pretenses o FestFIM irá ter em sua programação 11 Atividades Formativas que foram divididas entre Aulas e Bate Papos/Demostrações de Técnica. As aulas acontecerão pela plataforma Zoom e necessitam de ficha de inscrição, as demais atividades serão transmitidas no Facebook e YouTube.


AULAS

01. “Poéticas para adiar o fim do mundo’’ - Jesser de Souza (LUME TEATRO) - Artes Integradas - 12 a 18 de Agosto - 18h30 às 20h30 • Inscrições: aqui

02. “Produção colaborativa e criativa para novos modos de atuação” - Cynthia Margareth (Aflorar Cultura) - Produção e Gestão Cultural - 15 a 19 de Agosto - 14h30 às 17h • Inscrições: aqui

03. "Corpo: Primeiro Ambiente" - Sandra Miller - Dança - de 19 a 23 de Agosto - 10h30 às 12h • Inscrições: aqui

04. "Tirando histórias do papel" - Akila Moreira - Contação de Histórias - 19 e 21 de Agosto - 16h às 17h30 • Inscrições: aqui

05. "A literatura e as artes-manuais: Os tantos fios no labirinto" - Sutilezas Poéticas - Literatura e Bordado - 20 e 21 de Agosto - 17h30 às 19h • Inscrições: aqui

06. "Texto Fragmentado – Videoclipe" - Juny KP! - Audiovisual - de 20 a 22 de Agosto - 14h às 16h • Inscrições: aqui

07. "Bebê: Possibilidades de exploração do universo da leitura com remanescências literárias" - Casa de Criar - Literatura - 22 de Agosto - 16h às 18h • Inscrições: aqui


Bate Papos e Demonstrações de Técnica

08. "Os Desafios da produção audiovisual fora dos grandes centros" - Guilherme Delamura e Marcelo Araújo - 19 de Agosto - 18h • Convite: aqui

09. "Horas Malditas” - Harlem Felix e André Gomes Ogùnkeyè - de 20 a 22 de Agosto - 23h • Convite: aqui

10. "Empodera Mulher Rio Preto’’ - The Monas - 23 de Agosto - 09h • Convite: aqui

11. "Pintura do Fim do Mundo" - Edson Raposeiro - 23 de Agosto - 15h • Convite: aqui

0 % online

0 Atividades

0 Horas de Atividades Formativas

0 Artistas Participantes

0 espectadores

0 Reais de Cachê