Para ter acesso a galeria de fotos do espetáculo, clique aqui.
Homem do Princípio ao Fim
A comédia dramática 'Homem do Princípio ao Fim' é o espetáculo de fundação da Companhia Apocalíptica e estreou no SESC - Rio Preto em novembro de 2013. A partir daí, foram mais de 30 apresentações, 16 Festivais, 13 Indicações e 9 prêmios, incluindo o de melhor Direção na 8ª Mostra Sérgio Nunes de Ourinhos/SP.
Seu tema de base é relação homem x sociedade através de dez subtemas: criação da vida, amor, ciúme, saudade, solidão, Deus, riso, medo, inimigos e o final dos tempos. O espetáculo e sua dramaturgia acontecem a partir de uma colagem de textos (literários, poéticos e dramatúrgicos) compilada por Millôr e livremente adaptada pelo diretor do espetáculo, Lawrence Garcia.
Além da relação direta entre teatro e literatura, neste espetáculo utilizamos, também, música ao vivo e dança (marca registrada da companhia!). Desta forma fazemonos valer de diferentes vertentes artísticas para oferecer o panorama da história da humanidade proposto originalmente pelo autor. Cantamos nossa aldeia, como quer Tolstói - São José do Rio Preto, no interior de São Paulo - para cantar o mundo!
Este espetáculo esta assentado em um argumento filosófico de cunho existencialista (projeto sustentado por Jean-Paul Sartre em duas obras fulcrais: 'O Ser e o Nada' e 'O Existencialismo é o Humanismo') propomos que seu principal questionamento seja a discussão dos atuais caminhos que as sociedades humanas têm pela frente, mediante aqueles que consideramos graves entraves mundiais: o aquecimento global, o individualismo e hedonismo exacerbado da juventude contemporânea, abuso de álcool e drogas, alienação pela televisão, pelas plataformas de transmissão audiovisual e pela internet, guerras étnicas, políticas e religiosas de alcance global, guerras morais em todo o lugar, intolerância de todos os tipos (raciais, religiosas, de gênero, linguística, etc.), armas e arsenais nucleares de destruição em massa.
Devido ao tratamento dramatúrgico dado ao texto pelo autor, que visa alçar um sobrevoo panorâmico sobre história da humanidade, de seu suposto início ao seu imaginado fim, a montagem da Cia Apocalíptica ampara-se em diversos fatos históricos que, em nossa pesquisa, consideramos relevantes, tais como: o reinado de Ricardo 'Coração de Leão', as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, os atentados de 11 de Setembro de 2001, a carta suicídio de Getúlio Vargas e, sempre atualizadas a cada apresentação, matérias reais de jornais e sites de notícias da cidade onde estamos apresentando, do Brasil e do mundo.