Para ter acesso a galeria de fotos do espetáculo, clique aqui.
Saltimbancos
Os Saltimbancos (I Musicanti no original italiano) é um musical infantil com letras de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov, inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, no Brasil ganhou versão em português brasileiro e músicas adicionais de Chico Buarque.
No período em que foi produzido (a montagem original estreou em 1977, no Canecão, no Rio de Janeiro), o Brasil estava mergulhado em um torturante momento de censura cultural, intelectual, de direitos, decorrente da imposição das forças civis-militares no comando da ditadura, que duraria até 1985. Foram vinte anos, 1964-1984, marcados por intensa repressão a toda e qualquer forma de expressão que se voltasse contra o regime. Em meio a tantas barreiras, aguçaram-se as habilidades fundamentais de nossos grandes autores, que souberam explorar a riqueza das metáforas, a miríade lexical da língua portuguesa e a multiplicidade dos sentidos que só a poesia é capaz de prover, imiscuindo, por baixo da suposta simplicidade de uma simples fábula, profundas críticas e reflexões.
O enredo da peça apresenta grande fidelidade quando comparado ao conto original dos Grimm, tendo, no entanto, modificações fundamentais de Chico Buarque, as quais possibilitaram um novo olhar acerca da história.
A peça relata o encontro de quatro animais, sendo eles um jumento, uma galinha, um cachorro e uma gata, que possuíam em comum o fato de terem sido maltratados pelos seus respectivos donos. Encontrando-se, têm a ideia de juntos formarem uma banda, rumando para a cidade com o objetivo de se apresentarem e lá viverem. No meio de sua jornada, deparam-se com os antigos donos, instalados em uma casa. Então, juntos decidem encará-los, com o intuito de não mais sofrerem com os abusos e violências de seus antigos “barões”. Saem vitoriosos desse embate de forças e percebem que a partir daquele instante, poderiam, como uma equipe, superar toda e qualquer adversidade.